AQUI, A PAZ ESCREVE-SE NAS ESTRELAS.

 Há em todos nós um desejo especial que, em momentos de maior escuridão, brilha desde as estrelas. Uma mensagem do universo que parte da serenidade deste lugar tão próximo do céu e das suas gentes.

Esta é a história de uma avó inspiradora que, ao dar o melhor exemplo ao seu neto, consegue que o mundo escreva palavras de esperança e de união. 

O SURPREENDENTE DESTINO DARK SKY ONDE O ESPAÇO E A CIÊNCIA SE LIGAM

 É quando a luz baixa que a paisagem noturna de Pampilhosa da Serra mostra toda a sua magnitude. Graças aos baixos índices de poluição atmosférica e à reduzida luz artificial que envolve a paisagem, o concelho é considerado como um dos melhores destinos da Terra para olhar para cima, observar estrelas e comunicar com o Espaço. Visite este lugar, entre o céu e a serra, classificado como observatório oficial Dark Sky, atribuído pela Fundação Starlight com o apoio da UNESCO, e fascine-se com este céu de perder de vista. 

Mas, antes, assista ao behind the scenes do filme “Mensagem Espacial” e conheça mais sobre a investigação científica que se desenvolve no Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra, a única estação completa de radioastronomia e observação ótica, instalada no país.

OBSERVATÓRIO ESPACIAL DE PAMPILHOSA DA SERRA

O Observatório Espacial da Pampilhosa da Serra (PASO – Pampilhosa da Serra Space Observatory) é um observatório astronómico dedicado à exploração do Espaço próximo da Terra e à observação do Universo profundo. O PASO está localizado a uma altitude de 840 metros acima do nível do mar e permite observar um céu escuro, de baixa poluição luminosa. O PASO começou como Estação Radioastronómica do Porto da Balsa, inaugurada em 2011 e localizada na freguesia de Fajão-Vidual, entre as aldeias de Porto da Balsa, Camba e Castanheira da Serra, no concelho de Pampilhosa da Serra.

É uma das principais infraestruturas de investigação científica em Portugal dedicadas ao Espaço. Hoje, está equipada com telescópios de grande campo, um do Ministério da Defesa Nacional (MDN) para o EUSST e, outro, em parceria do MDN com o Instituto de Telecomunicações e a Universidade de Coimbra. Aqui, existe um radiotelescópio de 5 metros de diâmetro dedicado à observação das emissões rádio de Hidrogénio neutro presentes na nossa galáxia e de um radar espacial instalado na Estação Radioastronómica (parceria do MDN com o IT). Os telescópios e radar espacial permitem a monitorização do lixo espacial e do tráfego, em torno da Terra. Brevemente terá um radiotelescópio solar único na Europa para a observação da radioatividade e das erupções solares, numa parceria do MDN com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

O PASO contribui com dados para profissionais de mais de 177 entidades académicas, governamentais e industriais de todo o mundo e constitui um recurso valioso para o país e para o mundo. A sua investigação contribui para o nosso conhecimento do Universo e ajuda-nos a compreender melhor o nosso lugar no cosmos e a proteger as órbitas da Terra das ameaças do lixo espacial. 

UMA VIAGEM CÓSMICA PELO CÉU NOTURNO

DEIXE-SE GUIAR PELA AVENTURA DAS ESTRELAS

Turismo Natureza

Saber mais

Aventura

Saber mais

VIAGEM À LUZ DAS ESTRELAS

Saber mais

CANOAGEM NOTURNA NA BARRAGEM DE SANTA LUZIA

Saber mais

EXPERIÊNCIAS NOTURNAS

Saber mais

LASERTAG NOTURNO

Saber mais