Previous Next

Atividade “Hora a Ler!”

Ao longo do ano letivo, na Biblioteca da Escola do Agrupamento de Escolas Escalada, Pampilhosa da Serra, ou outro espaço da escola, foi dinamizada a atividade “Hora a Ler!”, dinamizada pela docente de português do nono ano de escolaridade e destinada aos alunos desse ano escolar.

Esta atividade teve como objetivos fomentar o gosto pela leitura; contactar com técnicas de expressão e comunicação diversas; e envolver os alunos em atividades de leitura. Na primeira sessão de leitura, os alunos contactaram com o conto “O Tesouro”, de Eça de Queirós. Na segunda sessão, foi proposta a leitura de excertos do conto “Singularidades de uma rapariga loura”, de Eça de Queirós. Na terceira sessão, foi proposta a leitura do conto “A Galinha”, de Vergílio Ferreira e a leitura de poemas relacionados com o Natal, nomeadamente “Quando um homem quiser”, de Ary dos Santos e “Receita de Ano Novo”, de Carlos Drummond de Andrade. Na quarta sessão, foi proposta a leitura do Auto da índia, de Gil Vicente. Na quinta sessão, foram lidos vários poemas selecionados pela docente e pelos alunos sobre o tema do “Amor”. Na sexta sessão, foram lidos excertos da obra O velho e o Mar, de Ernest Hemingway. Na sétima sessão, foram lidos excertos da obra O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado Na oitava sessão, foi lido o conto “O Silêncio”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Na nona sessão, foram lidos vários poemas selecionados pelos alunos e pela docente de Português do nono ano de escolaridade. Na décima sessão, foram lidas as estâncias do episódio “O Velho do Restelo” de OS Lusíadas, de Luís Vaz de Camões e poemas selecionados pelos alunos relacionados com “O Mar”. Na décima primeira sessão, foram lidos excertos da obra Recados da mãe, de Maria Teresa Maia Gonzalez. Na última sessão, foram lidas as estâncias da “Ilha dos Amores - Leonardo e a ninfa”, da obra OS Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.

Nesta atividade, participaram sobretudo alunos da turma B do nono ano. A todos os participantes, fica aqui um agradecimento.

Arquivo de Notícias

© Rede de Bibliotecas de Pampilhosa da Serra

Pesquisa