Alunos do Agrupamento de Escolas Escalada, Pampilhosa da Serra, comemoram Dia Mundial da Filosofia

Em 2002, a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia devido à necessidade da humanidade refletir sobre os problemas das sociedades atuais e do diálogo intercultural. Desde então, este dia é comemorado na 3ª quinta-feira do mês de novembro.

Este ano, comemorou-se a 18 de novembro de 2021 e os nossos jovens foram convidados a pensar a liberdade de expressão nas redes sociais – a liberdade e responsabilidade de mãos dadas na partilha de conhecimento, informação e/ou outros conteúdos.

Tendo em vista que “todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir (…) informações e ideias por qualquer meio de expressão” e que “o indivíduo tem deveres para com a comunidade, fora da qual não é possível o livre e pleno desenvolvimento da sua personalidade”*, os alunos do 10º e do 11º anos do Agrupamento de Escolas Escalada, Pampilhosa da Serra, identificaram problemas na liberdade de expressão utilizada nas redes sociais e desenvolveram marcadores para livros com chamadas de atenção para os problemas em causa ou soluções para esses mesmos problemas. Identificaram filósofos que pensaram a liberdade ou o conhecimento e partilharam as suas ideias nas decorações da árvore dos filósofos, exposta na Biblioteca da Escola.

* Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos artigos 3.º, 19.º e 29.º

Arquivo de Notícias

© Rede de Bibliotecas de Pampilhosa da Serra

Pesquisa