Alunos de Dornelas do Zêzere “semeiam no presente para colher no futuro”

Inserido no Plano de Atividades da Bandeira Azul 2021, cujo tema é “Recuperação de Ecossistemas”, decorreu, hoje, na Escola Básica D. Eurico Dias Nogueira, em Dornelas do Zêzere, a 1.ª Sessão da Atividade “Semear no Presente para Colher no Futuro”.

Integrada nas Atividades de Enriquecimento Curricular, esta sessão consistiu numa palestra, da responsabilidade da chefe de divisão do desenvolvimento municipal, Engª. Sandra Chora, sobre agricultura biológica e técnicas de cultivo e teve como objetivo contribuir para a dinamização da Horta Pedagógica do Centro Educativo de Dornelas do Zêzere.

Uma das técnicas abordadas foi a compostagem, um processo biológico de tratamento de resíduos orgânicos, através do qual o material orgânico é transformado, pela ação de microrganismos, em material estabilizado e utilizável na preparação de corretivos orgânicos do solo e de substratos para as culturas. Os próprios alunos contribuem para o processo de compostagem da Horta Pedagógica, ao colocarem, por exemplo, cascas de frutos e legumes provenientes da cantina da Escola, no respetivo depósito.

Recorde-se que a horta do Centro Educativo de Dornelas do Zêzere é um projeto que conta já com cerca de 10 anos de existência e que tem sido profundamente acarinhado pela comunidade escolar, tendo vindo a receber diversos contributos e a reunir várias parcerias no seu decorrer. De resto, os alunos participam em várias etapas do processo de produção das frutas e legumes, desde a plantação, colheita e consumo, sendo que também as funções social e pedagógica são valorizadas.

De salientar que, para além de ter como objetivo sensibilizar para a importância das hortas e apelar ao consumo de produtos biológicos, esta horta pedagógica cumpre um papel essencial no que concerne à promoção de hábitos alimentares saudáveis a partir da agricultura consciente e amiga do ambiente.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental. Por sua vez, a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente.

 

b_500_0_16777215_00_images_SEMEAR_NO_PRESENTE_PARA_COLHER_NO_FUTURO_cartaz.jpg

Arquivo de Notícias

© Rede de Bibliotecas de Pampilhosa da Serra

Pesquisa