Biblioteca Escolar assinala o Dia Internacional Da Mulher

Hoje, dia 8 de Março, data em que se comemora O Dia Internacional da Mulher”, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Escalada de Pampilhosa da Serra, presta homenagem a todas as mulheres. Destacamos as escritoras portuguesas que merecem o nosso reconhecimento, representando uma parte de uma longa e rica história do nosso país e que deixaram um legado que muito nos honra.

Entre tantas e excelentes escritoras, relembramos Sophia de Mello Breyner Andersen (1919-2004), uma mulher brilhante, com um talento que merece todos os louvores.

Autora de diversos livros de poesia, escreveu também contos, artigos, ensaios e peça teatral. Traduziu para o português as obras de Eurípedes, Shakespeare, Dante e Claudel. Para o francês traduziu Camões, Mário Sá-Carneiro, Cesário Verde, Fernando Pessoa, entre outros.

Sophia de Mello Breyner Andersen foi a primeira mulher a receber o mais importante galardão literário da Língua Portuguesa, O Prémio Camões, em 1999. Recebeu, também, diversos prémios e honrarias, entre eles, o título Honoris Causa, em 1998, pela Universidade de Aveiro, o Prémio de Poesia Max Jacob (2001) e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana em 2003.

Deixou um legado de excelentes obras literárias, que ainda hoje são referência para o ensino, e que apresentamos como sugestões de leitura: “Histórias da terra e do Mar”, “A fada Oriana”, “O cavaleiro da Dinamarca”, entre tantas outras.

Arquivo de Notícias

© Rede de Bibliotecas de Pampilhosa da Serra

Pesquisa